Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho de Direitos Humanos emite nota de repúdio a declarações de Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba

    “Não estou preso e não tenho parente preso. Não dói nada em mim conter uma rebelião. Se eles se matarem, são eles que estão morrendo”, afirmou o secretário, durante entrevista

    O Conselho Estadual de Direitos Humanos na Paraíba (CEDH/PB), do qual o Ministério Público Federal (MPF) é órgão integrante, emitiu hoje, 26 de novembro, nota de repúdio a declarações do Secretário Estadual da Administração Penitenciária da Paraíba sobre a atuação da polícia na repressão às rebeliões nos presídios paraibanos. As declarações foram dadas durante entrevista concedida pelo representante do Poder Público Estadual ao programa Rádio Verdade, da Arapuan FM, no dia 18 de novembro de 2014.

    Segundo a nota de repúdio, ao afirmar que “se eles se matarem, são eles que estão morrendo” [uma referência às rebeliões], o Governo do Estado mostra o “descaso do Estado em cumprir sua responsabilidade constitucional de proteção à integridade das pessoas detidas sob sua custódia”.

    Na nota, o CEDH-PB ainda lamenta que, apesar das várias recomendações emitidas pelo Conselho aos órgãos competentes, “pouco ou nada se fez de concreto para evitar iminentes rebeliões e princípios de rebeliões no Estado, como as ocorridas na última semana, nas quais morreram dois apenados, um deles esquartejado”.

    Confira a nota na íntegra:

    Nota de Repúdio

    O Conselho Estadual de Direitos Humanos na Paraíba (CEDH/PB) vem a público lamentar as declarações do Secretário Estadual da Administração Penitenciária da Paraíba sobre a atuação da polícia na repressão às rebeliões. As declarações foram dadas durante entrevista concedida pelo representante do Poder Público Estadual ao programa Rádio Verdade, da Arapuan FM, no dia 18 de novembro de 2014.

    Na ocasião, ao comentar sobre as rebeliões em presídios no Estado da Paraíba, o representante do Governo afirmou: “Não estou preso e não tenho parente preso. Não dói nada em mim conter uma rebelião”. “Se eles se matarem, são eles que estão morrendo”.

    Tais declarações por parte de um representante do Governo do Estado da Paraíba mostram o descaso do Estado em cumprir sua responsabilidade constitucional de proteção à integridade das pessoas detidas sob sua custódia, além de evidenciarem a falta de interesse do Governo em melhorar o sistema prisional, pois demonstram que pouco lhe importa o resultado das tragédias anunciadas nos presídios paraibanos, afinal, “se eles se matarem, são eles que estão morrendo”...

    Semelhante postura ainda revela o pouco compromisso do Governo do Estado da Paraíba com a salvaguarda dos direitos humanos e com a integridade das pessoas presas, contrariando frontalmente o que determina o artigo , inciso XLIX, da Constituição Federal. Também assume alta gravidade por ter partido justamente de Secretário de Estado responsável por preservar a incolumidade das pessoas presas.

    Infelizmente, apesar das várias recomendações emitidas por este Conselho aos órgãos competentes, pouco ou nada se fez de concreto para evitar iminentes rebeliões e princípios de rebeliões no Estado, como as ocorridas na última semana, nas quais morreram dois apenados, um deles esquartejado.

    João Pessoa, 26 de novembro de 2014

    CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS NA PARAÍBA

    Padre João Bosco Francisco do Nascimento

    Presidente

    • Publicações621
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-direitos-humanos-emite-nota-de-repudio-a-declaracoes-de-secretario-de-administracao-penitenciaria-da-paraiba/153420749

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)